O calor já deu sinais que veio para ficar. As pessoas começam a andar com roupa mais arejada, as bebidas frescas tornam-se apetecíveis e os gelados não passam ao lado dos mais gulosos. Mas… as aulas e o trabalho ainda não acabaram! Ainda há muito a fazer, seja para quem ande na escola, numa faculdade ou tenha um trabalho.
É nestas alturas que apetece ir até à praia dar um mergulho, ir com uns amigos até um bar, descontraindo e divertindo (que é muito importante também!).
No entanto (há sempre tantos “mas” nas nossas vidas…), a verdade é que a maioria dos alunos ainda irá passar por exames, testes, frequências e todos os nomes que dêem dores de cabeça, de barriga, ataques de desespero, de pânico, que coloquem os nervos à flor da pele e que causem uma certa tensão junto daqueles que os têm de realizar. Sim, todos sabemos que “é a vida” e que todos passam por ela. Não adianta dizer que “quem não deve não teme”, porque quando se passa por uma avaliação como um exame, por exemplo, teme-se sempre, mesmo sabendo a matéria. Nunca se sabe aquilo que irá sair (pois a matéria é muito extensa), como irá sair e como conseguiremos responder, porque muitas vezes, o nervosismo impede a realização de uma boa avaliação. Sim, a confiança em si mesmo é muito importante, mas nunca se sabe até que ponto o excesso de confiança só prejudica.
Dos que me rodeiam, vejo a maioria descontraída, achando que “isto já está a acabar” (para os que não se esforçaram, acabou mesmo e para o ano há mais, mas com um bónus - repetir todas as matérias outra vez), também não estão minimamente preocupados com as avaliações que se avizinham (nem dão sinais que se irão preocupar tão cedo…) e os dias são vividos na maior das alegrias, pois para eles o mais importante já chegou - o calor. Apenas uma nata dá sentido à máxima do “viver a vida com intensidade”, pelo que de tudo têm feito para dar o seu melhor e para depois, quando realmente as aulas terminarem, terem o descanso e o divertimento que lhes é tão merecedor.
A todos os que têm pensado em “estudar agora, divertir depois” (já que uma má nota no exame, teste, frequência irá proporcionar umas férias tristes para com eles próprios, juntamente com um sentimento muito grande de culpa por terem feito as coisas ao contrário), desejo muita sorte e acreditem que vão ser capazes de superar a última fase de trabalho.
Mariana Ventura Norte
10 comentários:
Tiraste-me as palavras todas!! Não podia estar melhor expresso todo o "stress" pré-exame... :S
Boa sorte para o teu!! (apostamos um 20 outra vez? :D )
Beijinhos, adoro-te!! ^^
É verdade, com o calor a apertar apetece tudo... menos estudar! Mas estás na recta final e por isso há que trabalhar mais um pouco. É um período difícil para quem tem de realizar exames. Envolve muito stress, muitas dores de barriga, muita tensão..., mas há que manter a calma e ter confiança em si mesmo. Quem trabalhou sempre ao longo do ano não deve temer os exames. Estará concerteza bem preparado.
Para ti e para todos aqueles que na próxima semana iniciarão os exames desejo BOA SORTE. Vai correr bem!
Beijinhos.
É que só falta mesmo "um bocadinho assim"...
Desistir antes do tempo, quando a meta já se avista, não é cobardia, é parvoíce. E nenhum dos meus (ex-)alunos é parvo. Por isso nenhum desiste!
Ai de vocês!!!!!!
Muito boa sorte (sendo que esta tem apenas uma ínfima quota-parte de responsabilidade no vosso sucesso) para todos!
Boa sorte para quem ainda tem exames =) bjo
Por muitos exames, avaliações ou testes que façamos...todos eles são momentos únicos e repetidos de uma pressão que nem a prática e o hábito conseguem atenuar...Porém, há um aspecto que pode mudar um pouco essa sensação angustiante, o "eu fiz o que estava ao meu alcance", o "eu dei o máximo e o meu melhor", são certezas que atenuam o nervosismo e até compensam, por vezes, alguns sucessos menos bem sucedidos!
Agora para ti...Menina bem sucedida!
És um exemplo para os que te conhecem, uma lição de vida para os jovens da tua idade, um orgulho para aqueles jovens que até já nem são assim tão jovens!
E só por seres TU, já estás de parabéns...
Continua com essa força , com essa determinação... são máximas que se traduzem no sucesso que alcanças todos os dias: na escola, em casa, nos jantares, com os amigos...
Beijo Gigante e toda a sorte do mundo
Como se diz lá na nossa terra "o rabo é o mais difícil de esfolar" :) Mas falta pouco para acabarem os estudos ou, para quem trabalha, começar o merecido descanso. Muito se falou à uns meses atrás de Aquilino Ribeiro. Ele tem uma tirada muito precisa sobre o que é necessário para enfrentar estes períodos: "Alcança quem não cansa". Força! Beijos :)
excepcionalmente descrito o q m vai na alma :P
mas depois vai saber bem ver q todo o nosso trabalho foi recompensado (esperamos nós lol)
a todos os q vao ter exame de portugues este ano lembro q "tudo vale a pena se a alma não é pequena" (é verdade, este Pessoa é um chato, complicado, com a mania que é o maior, mas de vez em quando ate tem razao...)
e a todos os q vao ter exame desejo as maiores felicidades ;)
beijinhos*
Mariana:
Optaste muito bem por um tema actual e imagino a angústia que te vai na alma neste momento difícil em que muita coisa se decide na tua vida. Compreendi também perfeitamente a tua mensagem com a qual concordo em absoluto. Podes crer que não desejo sorte nenhuma àquela maioria irresponsável que espera que lhe caia do céu alguma dádiva.
Pela qualidade dos textos que apresentas e pelo que neles deixas transparecer, não te pode acontecer outra coisa que não o sucesso.
Desejo toda a sorte do mundo para aqueles que, como tu, encaram esta fase com toda a seriedade, e muito especialmente para ti que tanto mereces.
Rubi
Como diz a minha Professora de História, não é em 2h00/2h30 que se vê quanto vale um aluno, quanto ele sabe...
A materia de tres livros que temos de aprender durante um ano lectivo, não é numa semana (antes do exame) que se consegue recordar...
Ainda gostava de perguntar a Sra. Ministra da Educaçao se ela algum dia deu aulas, se ela sabe o que isso é, e até quem sabe...aprender a materia à pressa pq é obrigatório cumprir o programa mm que não haja tempo... E mais, gostava ainda de lhe perguntar o porquê do nome "tolerância" aos 30 minutos que nos foram facultados para quem necessite após as duas horas... a palavra tolerância não deve constar do dicionário dela... tolerância deveria ter ela connosco, ja q nos somos obrigados a ter paciência com ela, sendo que nao nos resta outra coisa...será q ela chama "dar tolerância", também, ao facto de estar a "obrigar" os senhores professores a passarem os alunos BURROS (que coitadinhos, nao têm culpa) do 1º ao 4º ano de escolaridade?? será isso tolerância por eles nao saberem? o pensaram os meninos "espertos"??
Neste país, tanto faz ser burro como ser inteligente, como ser médio... nao vale de nada... passam todos por iguais.... enfim...e propormos um EXAME à sra ministra??!
Pois é... chegou o calor e fez o favor de trazer os exames atrás...
No futuro, talvez já nos seja possível instalar uns "chips" no cérebro com a matéria toda! Nessa altura, podíamos ir até à Foz comer um gelado e beber umas bebidas frescas. Claro que isso me levaria ao desemprego...
Agora a sério... boa sorte para todos, nos próximos exames e, para aqueles que já estão de férias, aproveitem enquanto podem! Para o ano há mais...
Beijinho.
Enviar um comentário