Actualmente:
Total:Counters

sábado, 21 de junho de 2008

IDEIAS SOLTAS - O S. João na Invicta




Como estamos em época de santos populares e sendo eu tripeira, resolvi escrever sobre uma das melhores festas da Invicta em honra do S. João. De 23 para 24 de Junho, a cidade do Porto muda por completo: começa com as famosas sardinhas ao jantar (ou costeletas de porco para os mais esquisitos) e depois segue-se um bom caldo verde, tudo passado na companhia de familiares ou amigos.


O cheiro do manjerico predomina, no céu muitos são os balões que se entrecruzam e as pessoas saem à rua acompanhadas de um martelo (porque sabe bem dar na cabeça umas das outras e ninguém leva a mal) ou, de um alho-porro, para aqueles que são mais atrevidos. A Ribeira e os Aliados são os locais de eleição. À meia-noite em ponto o fogo de artifício surge: eminente, repentino, devastador.

Depois do espectáculo, as pessoas procuram algo bem doce para reconfortar o estômago recorrendo às tradicionais barracas repletas de fogaças, de farturas, de algodão doce ou de pipocas.

Alguns são atraídos pelos matraquilhos, os carrosséis, as pistas dos carros ou ainda pelas tendas de venda das famosas louças de barro, das cutelarias, do tiro ao alvo e das tômbolas.

A festa estende-se à foz, onde muitos são os jovens que procuram divertir-se junto à praia esperando pelo nascer do sol. Há mesmo quem cumpra a tradição e como tal, toma um banho no mar da foz! É uma noite bem comprida, recheada de cor, de diversão e de muita alegria.


No dia do padroeiro, aquilo que não pode faltar no almoço é o anho ou cabrito assado com batatas assadas e arroz no forno. A tarde pode ser preenchida com passeios pela cidade e a visita às cascatas, obras de imaginação criativa e artística exclusivamente tripeiras. Por tudo isto, convido todos aqueles leitores que vivam nos arredores ou mesmo fora do Porto a experimentarem uma noite tão fantástica como esta! Por isso, dê uma escapadinha e venha divertir-se, estou certa de que gostará e que quererá repetir.


Para quem vai ou já passou por esta maravilhosa experiência, deixe algumas opiniões sobre a mesma.

Com tantas surpresas que a noite do Porto lhe reserva, vale mesmo a pena ficar em casa?

Mariana Ventura Norte


12 comentários:

Anónimo disse...

Para começar, quero expressar a minha felicidade por finalmente estarmos de FERIAAAAS!!!!! Esta é, definitivamente, a melhor época do ano xD

Quanto ao S.João, vamos ver o que a nossa noite nos reserva...

Algumas surpresas (boas, claro) e muita diversão, espero :)

BeijinhO**
Adoro-te <3

Anónimo disse...

Mariana:
Não há necessidade do recurso à adjectivação para definir essa noite. Há muita alegria, não existe violência, nem maldade, não se distinguem os estratos sociais.
É uma noite diferente, ÚNICA.
De resto, já a descreveste muito bem.
Rubi

Anónimo disse...

Este ano a noite vai ser ainda + perfeita vais ver :P

[As boas surpresas q a Sara qer sei eu xD]

bjO
LY

Anónimo disse...

Uma noite de S. João de facto uma experiência inesquecível, principalmente quando se é novo e a cada passo, em cada esquina, encontramos os nossos amigos, prontos para uma martelada e dois dedos de conversa!
Sabes que ultimamente tenho deixado que esta euforia me passe um pouco ao lado, até proque tenho dado mais atenção ao outro santo...aquele que se diz casamenteiro, mas que na verdade não quer nada comigo!!
Porém, este ano está prometido...vou marcar presença nas ruas do porto, de martelo e tudo, como manda a tradição!
Vemo-nos por lá!!

Anónimo disse...

A noite de S.João é sem dúvida a noite de todas as folias, a mais alegre do ano e de forte cariz popular. É de tamanha beleza que não há palavras para a descrever. Todos os anos participo nela, sempre com o mesmo espírito folião e não há cansaço que me demova.

Divirtam-se na noite de S.João!

AnAndrade disse...

As coisas que uma alfacinha (mas tripeira de coração) aprende neste blogue...
Bom São João para ti!
Beijo

Anónimo disse...

mariana gostei muito do teu texto. aceitei o teu convite e amanha la estamos para nos divertir muito :P
Beijinho

Anónimo disse...

Estou a sentir-me discriminado: S. João, S. António e nada de S. Pedro? Já agora, é o santo popular em Sintra e as festas duram uma semana! Para quem não leu bem, volto a repetir: uma semana :) Como tenho festa à porta de minha casa até ás duas da manhã e não consigo dormir, só me resta juntar à malta!!! Bom S. João e muita diversão.

Anónimo disse...

com os exames so consegui vir comentar depois de passada a noite de s.joao XD
so tenho a dizer q é a melhor noite do ano e q + 1a vez nao defraudou as expectativas de ng. e para o ano la estamos outra vez :)
beijinho*

Anónimo disse...

o s. João é a nossa festa ( a melhor)! A noite é de muita alegria e felicidade, onde nunca poderá faltar o martelo...É um ponto muito importante nesta festa! Esta é uma noite especial porque a maioria das pessoas está feliz...

Bjs Helder!

Anónimo disse...

Fogo de artificio?
Quando há!
lol

Anónimo disse...

n foi perfeito .. mas foi bom ^^

[e a sara la' teve as boas surpresas q tanto qeria xD]

LY