Actualmente:
Total:Counters

sexta-feira, 21 de março de 2008

IDEIAS SOLTAS - Obstáculos da vida

Surgem quando menos esperamos. Muitas vezes nem queremos acreditar. Há ainda quem os tente ignorar. Mas eles estão lá, e teimam em permanecer nas nossas vidas até que arranjemos forma de os derrubar. São imprevisíveis, inoportunos, aborrecidos e nunca chegam com prazo de acabar. Enfim… dão-nos verdadeiras dores de cabeça e ainda conseguem trazer com eles toda a dor e tristeza que possa existir.

“Obstáculos? Isso só acontece aos outros ou àqueles que não prestam atenção aos seus actos!”-dizemos. Esta frase, comummente mencionada, está errada. Os obstáculos da vida também acontecessem a quem toma precauções. Quando surgem, pensamos sempre que não os conseguiremos resolver. No entanto, se não tentarmos fazer nada, a dor será maior e eles continuarão lá até que façamos alguma coisa.
A vida prega-nos sempre partidas. Partidas essas, que nos deixam arrasados, derrubados, sem saber o caminho ou o rumo a seguir. Esperança e esforço achamos que não temos, mas vamos sempre buscá-las a amigos ou à família. Sei que são difíceis de resolver ou contornar, mas nunca devemos desistir. Devemos sempre lutar na ânsia de um futuro melhor.

Afinal de contas, a vida na sua magnífica variedade e multiplicidade, vai-nos oferecendo desafios/novas situações para as quais nunca estamos preparados e no fim, quando os pesadelos terminam, sentimo-nos bem pois a missão foi cumprida e ultrapassada.

Mariana Ventura Norte

18 comentários:

Anónimo disse...

Mariana,concordo contigo. A vida prega-nos partidas e surgem quando menos esperamos. E tu sabes disso!Mas é importante saber ultrapassar esses obstáculos. Ajuda-nos a crescer.
Parabéns pelo texto!
Também quero felicitar a equipa TourigOnline por este espaço.
bjoca mafaneves

Bruno Santos disse...

Ola Mariana.
Sem dúvida que todos nós já enfrentamos os mais diversos obstáculos na nossa vida; a chave da nossa sobrevivência é sem dúvida o derrubar destas barreiras.
Podemos então tirar dois grandes sentidos das mesmas: por um lado são elas que nos diferenciam como seres humanos e por outro são elas que nos fazem evoluir como pessoas na sociedade em que nos inserimos.
Parabéns e continua! Beijo

Lúcia disse...

Pois bem Mariana, a vida é isso mesmo, uma luta constante...
Os obstáculos fazem parte a vida, como o sol do dia, ou a lua da noite...se não existissem, acredita que viver não seria o grande desafio que é...
Viver é lutar, crescer... Só assim faz sentido existirmos...

Quanto a ti, aproveito para te felicitar pelo dom da palavra e pela pessoa fantástica que és.
Beijinhos com muita amizade... Lúcia

Nuno Ventura disse...

Parabens Mariana!
Continua assim que vais levar um lindo enterro...eheehhhehee
É só Amor....eheheheh
Mais tarde faço um comentário mais sério...
Beijinhos
vamos ao Judas

Anónimo disse...

Na queda todos nos encontramos! Quando recuperamos é que encontramos aqueles que são a nossa vida. esses ajudam-nos a ultrapassar as barreiras: os amigos! Como está escrito no "Caminho das Aves": a amizade é tudo. Um beijo

Anónimo disse...

Olá Mariana!
Os obstáculos que encontramos não são mais que os degraus da escada que é a vida de cada um.
Que todas as semanas consigas vencer mais um, para que possas continuar a soltar as tuas ideias.
Um beijo grande
Armando

Anónimo disse...

Pois é, apesar de não serem nada agradáveis são "eles" quem também nos dão a oportunidade de ultrapassarmos as nossas barreiras e descobrirmos ao longo da "corrida" que somos capazes de sempre mais e mais.

beijos,
Paulo

Anónimo disse...

Aparecem sem serem pedidos ou desejados.
Impõem-se com uma força própria, obstinada.
Empurram-nos para becos que parecem não ter saída. E aí, encurralados, temos receio de não conseguir olhá-los nos olhos.
Acontece, porém, que muitos desses becos têm saída. Há luz ao fundo do túnel, porque “can’t rain all the time” (The Crow). E a mesma corda que nos quer sufocar é, muitas das vezes, a corda que usamos para nos libertar.
Como alguém dizia, também aí - face a esses abalos sísmicos interiores - nascem “fontes límpidas de inspiração” e uma outra força obstinada cresce e impele-nos a encontrar um ombro no obstáculo e a apoiar o pé nele, ultrapassando-o.
Damos o salto. Já passou. A bonança chega e recomeçamos a luta... com os pés feridos pela tempestade, mas com a alma reforçada e de mãos dadas com os que nos ajudam.

“Livre não sou, que nem a própria vida mo consente
Mas a minha aguerrida teimosia
É quebrar, dia a dia,
Um grilhão da corrente.”

Parabéns e obrigada por agarrares estas ideias soltas e por as partilhares connosco.

Anónimo disse...

Marianinha... Este é um tema que nos pode remeter um bocadinho para os sentimentos (aqueles que não conseguimos controlar)!!! Felizmente existem pessoas que nos ajudam a por de lado esses obstáculos, são elas as nossas verdadeiras amigas. Cada qual enfrenta os obstáculos de forma diferente uns mais nervosos, outros chateados... Mas é um dos imensos constuintes de uma vida e têmos que suportar e superá-los!
Beijinhos e fica bem!

Anónimo disse...

Ola Mariana.
Também concordo contigo. Os obstáculos da vida surgem sempre quando menos esperamos. Mas quem tem amigos tem pouco ou nada com que se preocupar... É neles que vamos buscar a força necessária para os ultrapassarmos. Mas esperar que eles saiam da nossa frente por si sós é o pior que podemos fazer...
Parabéns pelo texto ;)
Beijinhos*

Anónimo disse...

Olá Mariana, a vida de todos nós é um caminho árduo! Os obstáculos que surgem no dia-a-dia e com os quais nos deparamos, por vezes, levam-nos ao desespero. Mas cabe a cada um de nós agarrarmo-nos às coisas boas da vida para podermos ultrapassar os mesmos de cabeça erguida. Parabéns pelo texto. Beijinho

Anónimo disse...

Olá Mariana
Alguém um dia disse"...Os grandes Homens não conhecem limites, não se deixam vencer pelos obstáculos. Removem-nos e seguem em frente...".

Parabéns pelo texto
Beijinhos

Olga

Anónimo disse...

Oh mana, tu tens mesmo jeito para escrever aquilo que toda a gente pensa e não consegue traduzir por palavras :)

Andreia Andrade disse...

Mariana:

Realmente os obstáculos aparecem quando menos esperamos. Cabe a cada um de nós arranjar os meios para os derrubar. E é nessas alturas que descobrimos uma força, que teima estar sempre escondida, e que só se manifesta qunado mais precisamos.
Mas o que seria da vida sem contratempos? Como seria a nossa existência se, em momentos cruciais da nossa vida, nunca nos tivessemos deparado com situações menos boas que nos obrigam a escolher e, consequentemente, a crescer?
Seria bom pensarmos que os obstáculos um dia acabariam, mas não. À medida que o tempo vai passando, tornam-se mais complexos e obrigam-nos a decisões cada vez mais difíceis.Mas aí é que reside a piada da nossa existência: lutar sempre pela nossa felicidade.

Mariana é com um orgulho enorme que deixo um comentário neste teu espaço "Ideias Soltas". Ainda me lembro de ti, no 7º ano de escolaridade, uma menina correcta, generosa, bondosa e inteligente, que foi lutando sempre, foi conseguindo contornar os obstáculos da vida e que chegou aqui. Continua e luta pelos teus sonhos, ainque que, por vezes, eles te pareçam inatingíveis.

Um Beijo,
Andreia Andrade (prof. História 7º)

Anónimo disse...

Ola Mariana consegui finalmente entrar no mundo dos comentarios ao teu texto.E so posso dizer que a tua irma disse o ressumo de tudo o que possa ser dito.Mesmo ela disse aquilo que nao somos capazes de dizer.Fico anonimo pois nao sei identificar-me mas sou o Costa

Anónimo disse...

ola minha qerida :) primeiro qero desculpar.me por so comentar agora, mas tal como ja te tinha dito, nao estava em contacto com o mundo tecnologico xD
muito bem, mais um texto brilhante :)
sim, tens razao... os obstaculos aparecem na nossa vida mas o mais importante é encontrarmos uma forma de os ultrapassar, sem termos medo do que nos possa esperar mais adiante. o importante é LUTARMOS sempre por o qe qeremos, sem desistir nem fracassar!!
beijinhos Sara

Anónimo disse...

Viva!
Mariana, gostei de ler o teu texto. Faz-nos reflectir sobre a vida. E, se realmente pensarmos bem, são muitos os obstáculos que temos que enfrentar na nossa vida. Mas, com força de vontade tudo conseguimos.

Um beijo enorme da
Lurdes Prisco

Anónimo disse...

Mariana:
Há obstáculos e obstáculos. Uns, são contornáveis com ou sem a ajuda da família e/ou dos amigos.
Outros, porém, são incontornáveis e deixam, quase sempre, marcas profundas que só muito dificilmente se poderão vir a diluir.
Mais uma vez, gostei muito do texto.
Rubi