Actualmente:
Total:Counters

sexta-feira, 28 de março de 2008

IDEIAS SOLTAS - Quem é que não a quer?




Nestes dias de tempo incerto, acompanhado de frio e de chuva, em que a felicidade teima em esconder-se, surgem algumas dúvidas quanto à sua presença nas nossas vidas. Será a felicidade eterna? Haverá mesmo felicidade? Por que é que por vezes não a alcançamos?

Quando se fala nela, as opiniões divergem. Uns afirmam que não existe felicidade, outros que o dinheiro não traz felicidade e depois há aqueles que andam felicíssimos, os sortudos!

No entanto, todos têm plena noção de que a felicidade é abrangente (pois provêm de gestos simples, como um sorriso, um abraço ou de situações mais complexas, como um aumento de um salário ou uma descida do preço dos produtos) e também, muito subjectiva, na medida em que o que torna uma pessoa feliz não é, decerto, o que torna outra pessoa feliz.

Por vezes, fazemos planos, traçamos projectos, tudo para a alcançar e, quando a temos, deixamo-la escapar. A felicidade, se não for bem tratada, foge, escorrega, vai-se embora.

A felicidade é um estado permanente que não parece ter sido feito, aqui na terra, para o homem” (Rousseau). E, pensando bem, tem razão. Aqui na terra, nada se mantém constante. Tudo muda, tudo se transforma, remodela, transfigura. E por quê? Porque tudo à nossa volta modifica-se e, é impossível que essas mudanças não nos afectem.

A felicidade consegue-se, adquire-se. E, faz a ligação entre aquilo que queremos e aquilo que realmente conseguimos alcançar. Sem ela, os dias ficam monótonos, cinzentos…


Mariana Ventura Norte

22 comentários:

Anónimo disse...

cMais uma vez os meus parabens por palavras tao simples que dizem tanto.Nota-se nos teus textos a magia da tua (FELECIDADE) Mesmo anonimo continuo a ser o (COSTA)

Bruno Santos disse...

Felicidade, realmente quem a não quer? Esta é sem dúvida a frase chave.
Bom texto Mariana, parabéns.

Anónimo disse...

Pois é a felicidade,que ás vezes é tão escassa..há que agarra-la com "unhas e dentes" para que esta não volte a fugir...
muito bem,parabéns!!mais um maravilhoso texto.
beijinhos

Anónimo disse...

A felicidade pode ser atingida de diversas formas... Pode diferir consoante a nossa localização geográfica... A simples dádiva de uma bola a uma criança em África torna-a feliz, enquanto que a realização deste gesto, à maioria, das crianças da europa e a américa do norte, certamente não terá a mesma resposta.... Por isso existem muitas formas de se ser feliz, cada qual à sua maneira...
Continuas a escrever muito bem...
Beijinhos e Fica Bem!!

Anónimo disse...

De facto, a felicidade, assim como qualquer sentimento, é bem mais complexa do que por vezes aparenta. Não basta apenas querer ser feliz, é preciso lutar para ser feliz. E esta luta é uma luta diária, pois como dizes "tudo muda, tudo se transforma, remodela, transfigura".
Parabéns pelo texto, está muito bem conseguido :)

Anónimo disse...

A felicidade, na minha opinião, depende da nossa força em conseguir enfrentar os problemas que surgem no decorrer da nossas vidas...sendo as pessoas que estão sempre felizes aqueles que conseguem ultrapassar os seus problemas e no inverso as infelizes aqueles que não o conseguem...todos podemos alcançar a felicidade, apenas dependemos da nossa força de vontade e coragem...óptimo texto continua assim beijos

Anónimo disse...

Como tu dizes a felicidade é muito subjectiva, abrangente e escassa (muitas pessoas nem sabem o que isso é e muitas delas nem tentam saber). Dependem de gestos, palavras, … dos teus textos e da tua amizade!
Parabéns pelo texto
Bjinhos

Anónimo disse...

Sem dúvida que todos nos questionamos sobre o que realmente é a felicidade e o que ela é para os outros. É certo que todos vivemos lutando para a alcançar mas pode ser por diversos caminhos, por vezes, até opostos.

Para mim ser feliz é ter uma família que me quer bem, amigos com quem posso contar e partilhar a minha vida.
Tu és sem dúvida uma amiga especial e posso dizer que sou feliz por te conhecer :)

Continua a escrever assim que tens futuro rapariga ;)

**

Anónimo disse...

Parabéns pelo texto Mariana.
Escreves muito bem :)
Beijo prima*

Anónimo disse...

Mariana
Ler os teus textos já se tornou um bom hábito. Continua a soltar as tuas ideias, pois sabes fazê-lo muito bem.
Um beijinho da tua leitora mais atenta.

Anónimo disse...

ola mariana
continua o bom trabalho que chegarás longe
beijo ;)

Anónimo disse...

marianinha...
sem qerer menosprezar os outros, este foi o texto de qe mais gostei (ate agora)... sim, é verdade.. a felicidade, no seu sentido pleno, é uma coisa dificil de descrever e mesmmo de obter... porqe sempre qe pensamos estar felizes, aparece sempre alguma coisa qe nos deixaria ainda mais felizes logo, nao sei se a felicidade pode ser alcançada na sua totalidade. mas o divertido esta ai mesmo: durante todo o percurso da nossa vida tentarmos realizarmo.nos cada vez mais para alcançarmos uma coisa dificil de alcançar, mas qe, sempre q temos mais um bocadinho dela, contribui para nos fazer realmente felizes! ainda q nao eternamente :) beijinhos Sara

Anónimo disse...

Pois, a felicidade é uma coisa, que não se explica, vive-se! Numa simples música, no riso de uma criança,num rio que corre, num dia de primavera, e no dia-a-dia das pequenas grandes coisas.O grande Vinicius de Moraes,canta "a felicidade": como é bom ser feliz e ter a tal felicidade,a que todos temos direito. Procura a tua, marianinha :)

Anónimo disse...

Bem, Mariana, muito bom texto :)
Orgulho em ter uma amiga como tu ... Realmente a felicidade é subjectiva, mas para mim, ela significa, acima de tudo, amizade ... E tu, sem duvida contribuis imenso para a sua existencia! ;)

ADORO.TE :)

Anónimo disse...

Hi, Mariana!

Penso que todos nós procuramos ser felizes:uns de uma maneira e outros de outra. Alguns até vão conseguindo ser felizes e, para isso, apoiam-se nos amigos e na família. Todos nós precisamos uns dos outros para sermos felizes.Eu sinto-me feliz por ter uma sobrinha como tu...
Mil bjs
Lurdes Prisco

Anónimo disse...

A felicidade está em cada um e se demonstra conforme o sentimento que em nós se eleva. Podemos ficar felizes com um sorriso ou um abraço se estivermos tristes, mas ficamos, talvez, apenas enternecidos se estivermos em estado morto e desprovidos de sentimento o que diariamente nesta rotina acontece, enfim...
Os "sortudos" são os ignorantes, que não notam a infelicidade da razão, assim são realmente felizes porque nada aspiram e estão assim num estado morto-feliz deplorável.
A felicidade não escorrega nem se vai embora, porque é uma busca constante, não algo previamente consumado que podemos perder a qualquer momento como se já com ela tivéssemos nascido; em qualquer momento podemos começar a procura-la e a construí-la em mim, em ti e num outro qualquer morto-feliz.
Basta ensinar, basta aprender.

“ a desgraça envolve-nos a todos como as nossas próprias peles. Respiramos desgraça, vestimos desgraça. Mas não devemos fazer alarde disso. Nem toda a gente é cega; alguns fecham os olhos propositadamente, essa é que é a verdade. Mas quando somos estúpidos, temos de sofrer por isso”

GORKI

red ballon*

(www.docesemente.blogspot.com)

Anónimo disse...

na realidade, quem nao a quer?? é pena, às vezes, ser tao momentanea... é preciso sabe-la aproveitar bem :)
parabens por + 1 texto ;)
beijinhos*

Anónimo disse...

Nem de propósito, esta semana andava à procura de algo na net quando me apareceu este provérbio chinês" Mesmo que tenhas dez mil plantações, só podes comer uma tigela de arroz por dia; ainda que a tua casa tenha mil quartos, nem de dois metros quadrados precisas para passar a noite"
Cabe a cada um de nós procurar a FELICIDADE!!!...Façam o favor de ser felizes...!!!

Beijinhos Mariana

Olga

AnAndrade disse...

Sabes o que te digo? A felicidade tem sobretudo de ser conquistada. Trabalhada. Lutada. Esgrimida. Todos os dias.
E, nos momentos em que se consegue agarrá-la, é olhá-la bem nos olhos e dizer: "ai de ti que fujas!!"...

(Excelente, como sempre, minha querida...)

Anónimo disse...

Mariana:
Para mim, a felicidade é um estado de espírito fugaz. Por muito feliz que estejas, sais de casa e deparas-te com um qualquer quadro deprimente. Lá se vai a tua felicidade, porque não consegues ficar indiferente. É um estado de espírito que depende de múltiplos factores: a idade, o ambiente e as pessoas que te rodeiam, etc., ou até o facto de chover ou fazer sol.
O texto mais uma vez está bem escrito, e, por isso, parabéns.
Rubi

Anónimo disse...

Olá minha querida,
Finalmente consegui vir ver os teus textos... Parabéns pela escrita e pela escolha dos temas, questões actuais e pertinentes que diariamente nos faz pensar que o nosso precioso tempo não deve ser "gasto" em coisas supérfulas e sem sentido... Por isso, façam todos o grande favor de ser Feliz!!!
Beijos grandes linda!
Maria José

Peartree disse...

Felicidade!!! Palavra tão facil de escrever e tão dificil de concretizar... Ou não, podemos ter a FELICIDADE de estar com os nossos amigos e familia e nem damos conta que naquele momento estamos felizes perto deles. Se dermos a importancia que realmente têm estes e outros momentos talvez não seja assim tão dificil de concretizar esta palavra.
A felecidade plena talvez ninguém a tenha mas podemos sempre ter a felicidade de um momento, um gesto, um toque, um sorriso...
Parabéns pelos textos.
E procura a Felicidade em todo o lado que ela anda aí!