Actualmente:
Total:Counters

sábado, 26 de abril de 2008

IDEIAS SOLTAS - Dia da Terra

Na passada terça-feira (22 de Abril) foi o dia da Terra. Talvez para muitos o dia tenha passado ao lado, ainda que tenham sido bombardeados com notícias e apelos.

Todos sabemos quais sãos os problemas ambientais e o que podemos fazer para melhorar o ambiente. No entanto, não os pomos em prática. Deixamos que todas as boas intenções não passem de isso mesmo, de intenções. Ficam em textos, em notícias, em congressos e exposições.

Afinal de contas quem não escreve ou imprime algo apenas de um lado da folha? E quem não deixa as luzes todas acesas? E quem não reparou que os restaurantes continuam a ter garrafas de plástico nas mesas em vez de jarros de água? Por vezes temos atitudes destas: inconscientes. E, se por vezes temos consciência que podíamos fazer algo para evitar esta dura realidade, não o fazemos.

Outro facto que me inquieta é ver que apesar de os governos também fazerem apelos para que se actue e se tente salvar o planeta, quando vão a outros países utilizem os seus aviões particulares. Isso não polui? Não prejudica o ambiente que é apenas e só aquilo que eles nos dizem para preservar?

Num destes dias, li uma frase num site que achei interessante referi-la a propósito deste tema: “apesar de estarmos na era do instantâneo, nem tudo é imediato”, isto é, ainda que hoje em dia tenhamos quase tudo ao nosso alcance e de uma forma relativamente rápida, qualquer atitude que tomemos para ajudar a salvar o nosso planeta (que é de todos nós), só terá repercussões mais tarde. Por isso, quanto mais cedo actuarmos, melhor.

Mariana Ventura Norte

10 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez fui a primeira xD
Tens toda a razao! Cada um tem o dever de preservar o que é de todos nos! Muitos pensam: "mas o que me interessa preservar o Planeta? Vivo muito bem assim, nao tenho que me preocupar...". Pois é, mas se nao actuarmos hoje, quem sofrerá as consequencias seremos nos mais tarde, os nossos filhos, netos, etc. Tambem ha aqueles que falam muito bem e que, qndo chega "a hora da verdade" nao fazem condizer as suas palavras com as suas acçoes (o exemplo que citaste esta optimo, os politicos. Mas esses raramente fazem condizer as suas palavras com as suas acçoes, mas isso já é outra conversa xD )e eu falo sabendo que ajudo o nosso Planeta (afinal de contas devo ter sido a unica a participar no apagao mundial xDD . Continua assim Mary!! Adoro.te :)

Anónimo disse...

A mim, de facto passou-me ao lado o Dia da Terra. Mas preocupo-me com os problemas ambientais e no dia-a-dia sei que com pequenos gestos, contribuo para que o Mundo seja diferente, com mais Vida e mais Beleza.
Às vezes basta mudarmos a nossa atitude, como por exemplo andar de carro menos um quilómetro por dia, desligar as televisões e as aparelhagens,... e estamos a ajudar a salvar o nosso planeta.
Por isso, antes que seja tarde demais tornemo-nos um homo ecologicus!
Gostei muito do tema que escolheste.
Beijinhos!

Anónimo disse...

Mariana:
Acho que disseste praticamente tudo o que havia para dizer sobre a preservação do ambiente.
Confesso que também tenho andado um pouco distraído com essas questões, por isso devo fazer "mea culpa" e agradecer-te a lembrança que nunca é demais.
Mais uma vez te felicito pela boa escolha dos temas e pelo modo eficaz como consegues transmiti-los.
Rubi

Anónimo disse...

Eu soube que o dia da Terra foi a 22 de Abril à poucos minutos atrás quando li o teu texto...
Eu penso que existe um número imenso de situações que devemos e podemos mudar...mas as pessoas acomodam-se e não há ninguem (ou pelo menos com grande relevância na sociedade) que tome uma iniciativa real e pressuasiva, pensam que não é com eles...uma ideia errada pois esta mensagem da terra é para TODOS!!!
Por fim deixo uma sugestão para ajudar a Terra (e consequentemente nos ajudar): a reutilização das embalagens de shampo`s, gel de banho...
São pequenos gestos que farão a diferença!!!
Um bom tema para ser tratado e continua assim! Beijinhos e fica bem!

Anónimo disse...

Pois é Mariana...excelente observação...Por incrivel que pareça nem mencionei esse dia tão importante...ficou esquecido...
Contudo, é um alerta que tento deixar no meu dia-a-dia, tento sempre sensibilizar os mais pequenitos para as questões ambientais!
No entando, antes de serem questões ambientais são, acima de tudo, questões de cidadania e de consciência... Não achas que na origem de toda essa indiferença está essa grande característica do ser humano que é o egoísmo?!

Anónimo disse...

por acaso só soube que era o dia da terra porque o simbolo do google esteve diferente nesse dia xD acho que já disseste quase tudo no texto. e, na teoria, concordo contigo: é, de facto necessário termos "pequenos gestos" se queremos preservar um planeta que é de todos. No entanto, deixo aqui uma pergunta polémica:
quantos de nós têm que deixar o carro em casa para "compensar" os 2 milhões de litros de combustível que a NASA utiliza para mandar uma sonda fotografar a superfície de marte?
dá que pensar, não?
parabéns por mais um texto, não deixo de reafirmar que concordo contigo no que escreveste ;)
beijinhos

Anónimo disse...

Eu, por acaso, não me esqueci que era dia da Terra. Como bem saberás, o ambiente, a Terra e os seus mais variados fenómenos são referidos pelas boas e más razões. Como é um dia especial deixo-te aqui um poema sobre o vento

"O Vento na Ilha

O vento é um cavalo:
ouve como ele corre
pelo mar, pelo céu.

Quer me levar: escuta
como ele corre o mundo
para me levar bem longe.

Esconde-me em teus braços
por esta noite erma,
enquanto a chuva rompe
contra o mar e a terra
sua boca inumerável.

Escuta como o vento
me chama galopando
para me levar bem longe.

Com o teu peito contra o meu,
a tua boca na minha boca,
atados nossos corpos
ao amor que nos queima,
deixa que o vento passe
sem que possa levar-me.

Deixa que o vento corra
coroado de espuma,
que me chame e me busque
galopando na sombra,
enquanto eu, protegido
sob os teus grandes olhos,
por esta noite só
descansarei, meu amor.

Pablo Neruda"

Como vez, Mariana, as belezas da Terra podem e devem ser narradas no seu máximo esplendor!!! Deixo uma questão para pensares: quando dizemos que agora temos tudo, afinal, quem tem o quê? Dá uma vista de olhos ao google e vê apenas quem tem electricidade, quem tem telefone, quem tem égua potável, quem tem cuidados de saúde, etc. O mundo não está a caminho do equilibrio. Mas apesar disso e por isso, deixei-te o poema do Neruda porque "tristezas não pagam dívidas" :) Beijo

Anónimo disse...

Realmente,pessoas deste mundo abram TODOS os olhos!
Façam por darem um futuro digno aos vossos descendentes...Ainda estamos a tempo!
por favor façam essa gentileza=)
parabéns mais uma vez=)

Anónimo disse...

Costuma-se dizer que “de boas intenções está o inferno cheio” e é o que acontece exactamente com este tema. As pessoas mostram-se muito preocupadas, interessadas, motivadas em mudar o mundo (motivam os outros inclusive) mas o que é que fazem? Absolutamente nada!!!! Misturam os lixos, deixam as luzes acesas, utilizam carros muito poluentes e usam todos os dias em vez dos transportes públicos. Mas não se preocupam. Porquê? Porque lhes dizem que a situação só começa a ficar preocupante nas gerações futuras.
Parabéns pelo brilhante texto!
Bjinhos

Anónimo disse...

Confesso que não sabia que dia 22 de Abril era o dia da Terra.
Como sempre, estás em cima do assunto e elaboraste um bom texto.
Os meus parabéns e votos de uma sociedade menos poluente, mais preocupada com estas questões e sobretudo mais sustentável.
Um beijo