Actualmente:
Total:Counters

sexta-feira, 11 de abril de 2008

IDEIAS SOLTAS - Respeito

ola

É comum falar-se na subjectividade dos valores, na medida em que, ao longo dos tempos, os valores estão sempre a mudar. O ideal de beleza numa época, por exemplo, torna-se numa expressão de mau gosto noutro período histórico (antigamente gordura era formosura, hoje em dia, a beleza de uma pessoa passa também pelo facto de esta ser magra).

No entanto, penso que o mesmo não se passa com o respeito, pois o conceito de respeito não muda ao longo dos tempos, o que muda é a forma de entendimento desse valor por parte de um grupo social ou por parte de uma cultura. Deste modo, o respeito é um dos valores que sempre existiu e existirá de uma forma semelhante em diferentes grupos sociais, culturas, ou seja, é de certa forma universal, pois foi aceite universalmente ainda que formulado de diferentes maneiras. Assim, o respeito é um valor trans-subjectivo, pois constitui um princípio universal que fundamenta a dignidade humana e que, atravessou várias culturas, épocas e indivíduos e resistiu (ao contrário de alguns valores que se desmoronaram).

Acredito que o respeito seja algo simples e que pode ser praticado em todos os lugares (escolas, trabalho, casa, rua, natureza) e que seja feito de gestos simples: um olhar benevolente, um sorriso, segurar a porta para alguém, escutar os outros, ajudar alguém, agradecer, aceitar as diferenças, sendo essencial para nos relacionarmos.

Infelizmente, ainda existem pessoas que possuem um desejo irracional de possuir, não respeitando as coisas e, acabam até, por destruí-las. Contudo, esta não é de todo a atitude mais correcta, pois devemos apreciar as coisas (quer sejam ou não nossas) e respeitá-las. O ser humano está constantemente a necessitar/precisar de coisas novas para satisfazer as suas necessidades, criando um ambiente belo e grato, para que possa descansar e viver melhor.

É necessário aprender a conservar as coisas, ter bom gosto, limpeza, respeito. Só desta forma, será possível o respeito, que é sem dúvida alguma, a base de todo o ser humano.

Mariana Ventura Norte

14 comentários:

Anónimo disse...

tens toda a razao, mais uma vez... :P
sim, o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento entre os seres humanos e é um ponto de partida para solidificar essa mesma relaçao, podendo esta evoluir para uma boa amizade, indestrutivel, firme e eterna ate. pode até fazer nascer um grande amor... sim, o respeito nao deve ser esqecido pois é fundamental para a harmonia social. se nao respeitarmos os outros, tambem nao nos respeitamos a nos mesmos, uma vez que estamos a criar um "muro" entre nos e os que nos rodeiam e isto n nos traz felicidade pois todo o ser humano precisa dos outros para ser feliz... e uma vez criado este "muro", nao existem limites aos nossos actos (pq se nao respeitamos os outros, pouco nos interessa se interferimos ou nao cm a sua felicidade) e, por conseguinte, a nossa felicidade impedira a dos outros. continua assim mary :) adoro.te!!
sara

Anónimo disse...

O respeito é daquelas palavras que está em todo o lado, inclusivamente em letras de músicas. Esta é para ti "A Little Respect":
I tried to discover
A little something to make me sweeter
Oh baby please refrain
From breaking my heart

I'm so in love with you
I'll be forever blue
That you give me no reason
Why you're making me work so hard

That you give me no
That you give me no
Well you give me no
No you give me no
Soul, I hear you calling

Oh baby please, give a little respect
to me...

And if I should faulter
Would you open your arms out to me
We can make love not war
And live with peace with our hearts

I'm so in love with you
I'll be forever blue
What will led you no reason
Could drive a man to forsake his lover

Don't you tell me no
Don't you tell me no
Well you give me
No, no you give me no
Soul, I hear you calling

Oh baby please, give a little respect
to me...

I'm so in love with you
I'll be forever blue
That you give me no reason
Why you're making me work so hard

That you give me no
That you give me no
Well you give me no
No you give me no
Soul, I hear you calling

Oh baby please, give a little respect
to me...
I hear you calling
Oh baby please, give a little respect
to me.

Bjs, :)

Anónimo disse...

concordo plenamente
o respeito foi um dos poucos valores que se manteve ao longo dos tempos, persistindo até hoje. pensando bem, o respeito é a base de toda a sociedade - o respeito pelos outros deve ser o valor máximo de qualquer individuo que deseje viver em sociedade.
e parabéns por + 1 texto (o unico motivo pelo qual liguei a net hoje XD)
beijinhos*

Anónimo disse...

Outro texto fantástico, nem eu estava á espera de outra coisa ;p

Escreves mesmo muito bem, admiro.te até por isso :)

Beijinho Marianinha :)

Anónimo disse...

E como hoje é sabádo, aqui estou eu a ler e a comentar o teu texto.
RESPEITO - uma palavra que exprime uma qualidade muito esquecida no dia-a-dia das pessoas.Por exemplo, quando "furamos" uma fila, estamos a partir do pressuposto que o nosso tempo é mais importante do que o dos outros, que chegaram antes. E tantos exemplos se poderiam mencionar!
O respeito é muito importante para todos e é bom cultivá-lo para um mundo melhor.
Gostei muito!
Beijinhos.

Anónimo disse...

Bem verdade o que dizes minha linda... Muita gente, no turbilhão dos dias que passam, se esqueçe que somos seres sociais e como tal inútil pensar que somos autosuficientes e que a opinião dos outros não nos afecta... A conquista do respeito passa por perceber que a nossa opinião é apenas uma entre muitas... Vamos todos parar e olhar á nossa volta e ver se alguém precisa de nós, sem pensar que com isso pode tirar vantagem, agir apenas com o coração e não por obrigação... E se por um momento simples, como dar o lugar a um velhinho, recebermos um sorriso de volta, então estamos no bom caminho... um dia vamos nós precisar desse lugar sentado, porque as pernas nos traiem...
Beijos querida, continua...
Maria José

Anónimo disse...

Hoje em dia o respeito é um dos pilares em que a nossa sociedade assenta, ou pelo menos devia assentar pois sem ele não existiriam ordem e disciplina.
Continua a expressar as tuas ideias livremente ;)
beijo grande

Anónimo disse...

Tens toda a razão Marianinha!
O respeito é essencial para vivermos em sociedade.

um beijo grande*

continua a escrever...:)

Anónimo disse...

Mariana:
Mais uma vez fico contente por versares sobre um tema tão actual.
O respeito talvez seja a parte do comportamento que mais influencie as relações entre as pessoas. O seu conceito é, como muito bem dizes, praticamente imutável, porém as pessoas cada vez pior o aplicam. Parece algo em vias de extinção. Tanto nos locais de trabalho, como nas escolas, em casa, enfim, em qualquer tipo de relação, o respeito tem sido muito maltratado. Aqui há umas décadas era conseguido através de um autoritarismo um tanto exagerado em que se procurava mais uma submissão ou subserviência. Pior ou melhor as pessoas iam conseguindo conviver razoavelmente sem grandes convulsões. A figura dos professores, juízes, autoridades,superiores hierárquicos, pais, era mais ou menos respeitada, como digo, muito por força do tal autoritarismo, que ia incutindo alguma disciplina na sociedade. Vejamos agora o que acontece: caos nas escolas, nas famílias, até no desporto tido como uma escola de virtudes. Contudo, o exemplo mais flagrante vem daqueles em que todos depositamos o nosso futuro: os deputados, os governos. Basta ver a falta de respeito que demonstram uns pelos outros nos debates da Assembleia da República ou nos debates televisivos.
Só espero que os poucos jovens como tu que têm a noção exacta do que é o respeito possam vir um dia a salvar esta sociedade que caminha a olhos vistos para o abismo.
Rubi

Anónimo disse...

O respeito pode ser abordado de diferentes ângulos. Do ponto de vista de amizades o respeito vai-se conquistando! A nível de quotidiano, sociedade...o respeito ja não está tão vincado como em tempos passados! Infelizmente nas cidades, devido ao facto de serem grandes, não existe aquele clima de fraternidade em que todos se conheciam... Isso tambem influência indirectamente o facto da não existência de um respeito tão vivo. As pessoas cruzam-se umas com as outras sem soltar um simples sorriso, quanto mais um obrigado....
Beijinhos e continua assim!

Anónimo disse...

Sem dúvida, o respeito é essencial na nossa sociedade. está presente em cada pequeno gesto e acção e só se consegue através do mesmo e gera ainda mais :)

Beijinho e parabéns mana :D

Anónimo disse...

Olá Mariana!
É só para te felicitar por revelares a todos nós essa tua grande paixão pela escrita, e por nos proporcionares belos momentos quando lê-mos as tuas mensagens, que, no fundo, dizem respeito a todos nós...
Bem haja uma pessoa, uma aluna, uma mulher como tu!!
Beijo grande
Lúcia Macedo

Anónimo disse...

Mais uma vez, um tema a reflectir... Concordo plenamente contigo. Acho, sinceramente, que o respeito seja essencial para o homem, no entanto, há muita gente que, infelizmente, não sabe o que isso é ou, se sabe, não se esforça para respeitar o outro.
Em qualquer relação, não só entre seres humanos mas também com todos os seres vivos e com o nosso planeta o respeito deve estar sempre presente: falo nisto especialmente porque hoje, dia 22 de Abril, é o dia da Terra. Não custa nada fazer pequenos esforços para respeitar o que quer que seja. Pode não fazer tanta diferença para nós mas pode fazer muita diferença para os outros.

Continua, Mariana porque conseguiste (para variar :P) expor claramente uma ideia que hoje em dia se vai apagando.
PS - desculpa o atraso :P

Nuno Ventura disse...

Olá.
tenho andado um pouco distraído, e tenho perdido grandes crónicas...que grande escritora que nós temos aqui mesmo ao nosso lado. Parabéns pela qualidade, pela juventude, pela simplicidade e pelo respeito que dedicas aos outros.
Beijinhos